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6 dicas para desenvolver os canais de comunicação interna
15/07/2015

Ter uma comunicação interna clara e transparente é essencial para o desenvolvimento da empresa e para o seu crescimento no mercado. Para se comunicar de forma efetiva com os colaboradores, é importante desenvolver os canais usados pela companhia para este fim, usando linguagem e recursos adequados para que esta comunicação seja compreendida da melhor forma. Confira dicas para desenvolver os canais de comunicação interna da sua empresa:

Jornal mural

Uma das ferramentas de comunicação interna mais utilizada pelas empresas, o jornal mural continuam tendo muito potencial. O canal, que consiste em lâminas normalmente nos formatos A3 e A4, semelhantes a cartazes, pode ser otimizado quando é colocado nos locais certos, com grande circulação de pessoas, como refeitórios, elevadores e corredores.

Uma forma de desenvolver os canais no estilo jornal mural é mantê-los sempre atualizados. No caso específico desta ferramenta, a atualização mensal é a mais indicada. Entre os assuntos que podem ser abordados estão qualidade de vida, perfil de funcionários e novidades das mais diversas áreas da empresa.

Materiais impressos

Apesar do advento da comunicação eletrônica, materiais impressos continuam ocupando papel importante no estabelecimento do diálogo com o funcionário, principalmente no caso de empresas que contam com força de trabalho que não tem acesso ao computador (como colaboradores de chão de fábrica ou que trabalham embarcados).

Para otimizar materiais como revistas e jornais, é importante selecionar assuntos relevantes para os colaboradores e optar por uma linguagem simples, com textos curtos, que estimulem a leitura. Cuide do acabamento: as imagens de alta qualidade, bonitas e impactantes facilitam o entendimento da mensagem.

Mídia indoor

Os painéis de LED são um canal útil para divulgar pílulas de informação para os colaboradores. Assim como o jornal mural, é interessante instalar os aparelhos em locais de grande circulação, como refeitórios e entrada da empresa. Aposte em textos curtos e objetivos para informar os funcionários sobre notícias relevantes para a companhia. Pela sua natureza, o ideal é que o canal seja atualizado diariamente ou, pelo menos, a cada dois dias.

Newsletter eletrônica

Fazer uma newsletter eletrônica para ser enviada por e-mail é uma forma de agilizar a comunicação com os colaboradores. Na pauta, assuntos que sejam do interesse das mais diversas áreas da empresa. O canal é otimizado quando o material conta com um acabamento caprichado, com boas fotos e conteúdo enxuto e interessante.

Reuniões mensais

Realizar reuniões periódicas com as equipes ainda é uma ferramenta eficaz para a comunicação interna. Além de estimular a integração, possibilita que feedbacks possam ser dados para os funcionários de forma ágil e objetiva. É essencial estimular os gestores para que as reuniões sejam produtivas e objetivas, além de tratar de assuntos que possam melhorar o desempenho da equipe.

Campanhas

As campanhas de comunicação interna são essenciais para comunicar para os funcionários assuntos específicos como, por exemplo, a importância de melhorar os índices de acidentes de trabalho ou a realização do processo de Avaliação de Desempenho.

Entender a natureza de cada canal de comunicação interna e como aproveitar melhor suas potencialidades é essencial para obter os melhores resultados. Você ficou com alguma dúvida? Escreva para nós através dos comentários e continue de olho no nosso blog!

 

Fonte: Blog Mais Comunicador

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