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Acivale sedia reunião plenária da Facisc Regional Sul
08/07/2015

Na noite da última segunda-feira, 6, a Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale) sediou a Reunião Plenária da Facisc Regional Sul (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina). O evento foi marcado pela reeleição do vice-presidente da Federação Regional Sul, Carlos Becker Fornazza, e pela entrega de moções das ACIs da região ao presidente da Facisc, Ernesto Reck. Participaram também da reunião o presidente da Acivale, Lauro Rita da Silva, o secretário de desenvolvimento regional, Roberto Kuerten Marcelino, e o prefeito de Grão-Pará, Amilton Ascari.

Fornazza assumiu a vice-presidência da Facisc Regional Sul no ano de 2013. Após dois anos de mandato ele foi reeleito e quer continuar contribuindo para o desenvolvimento da região. "Quando assumi teve um tempo de adaptação para conhecer as ACIs que compões a nossa federação. Foi somente a partir de janeiro do ano passado (2014) que podemos realmente começar a trabalhar. Estamos vivendo um momento muito bom. Conseguimos ver este ano grandes obras sendo concluídas como a BR-101, a ponte Anita Garibaldi, o túnel do Morro do Formigão. Nessa nova gestão teremos novos projetos, novos planejamentos e teremos como foco principal a implantação da Ferrovia Litorânea", contou Fornazza.

Moções

Outro ponto importante do evento foi a entrega de três moções por parte da Acivale ao presidente da Facisc. A primeira seria a implantação do acostamento na SC-370, rodovia estadual que liga o município de Braço do Norte a Grão-Pará. A segunda seria a construção da segunda ponte em São Ludgero. E a última seria um pedido para a não construção da Indústria de Fosfato Catarinense (IFC), na cidade de Anitápolis, o que poderá causar impacto ambiental no solo, água e ar de toda a região.

"Queremos pedir à Facisc que intervenha junto ao governo do estado e ao Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) para que atendam nossas solicitações. Com a conclusão da obra da Serra do Corvo Branco, o número de carros que transitarão pela SC-370 aumentará 1500 carros/dia, de acordo com o próprio Deinfra. Sem um acostamento nessa rodovia o risco aos motoristas e aos moradores que habitam ali é muito grande", explicou da Silva.

A ponte que existe hoje no município de São Ludgero é a única saída da cidade para os municípios vizinhos, o que causa grande congestionamento em horários de grande fluxo de veículos de acordo com o presidente da Acivale. "Apesar de ser uma cidade pequena, o trânsito local de São Ludgero, somado aos demais veículos, acaba causando transtorno na saída do município. Isso ocorre pois é a única opção para sair da cidade que é cortada por um rio", afirmou.

A preocupação com a instalação da empresa que pretende extrair fosfato em Anitápolis também foi discutida durante a reunião. O diretor administrativo financeiro da Acivale, Elton Heidemann, apontou os principais impactos da construção do empreendimento. De acordo com ele, as maiores preocupações são com a agressão ao meio ambiente.

"Essa mina fica localizada em uma região alta em um antigo vulcão extinto e tem aproximadamente 600m de altura a partir do nível do mar. Se essa empresa for instalada para a extração de fosfato utilizado na produção de fertilizantes ela irá gerar um grande número de agravantes. Ficaremos com uma lagoa de rejeitos 600m acima do complexo de rios que abastecem toda a região. Nós fizemos um levantamento e a estimativa seria de 33 anos de extração e após isso a empresa iria parar suas atividades e ir embora. Seriam aproximadamente 200 mil pessoas afetadas com alteração de água, solo e ar", analisou Heidemann.

Sobre ACIVALE
 
A Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (ACIVALE) atua desde 1993 e é uma das entidades mais atuantes e respeitadas de Santa Catarina.  Possui mais de 280 sócios e defende os interesses da classe comercial, industrial e de prestadores de serviço de toda a região do Vale do Braço do Norte, que compreende as cidades de Armazém, Braço do Norte, Grão Pará e São Ludgero.
 
Criciúma, 7 de julho de 2015
 
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